Hoje cozinhei Chucrute!!




Há diversas receitas diferentes para prepará-lo, desde a mais tradicional, contando apenas com o repolho, água e sal, até receitas mais elaboradas, utilizando vinho branco, farinha de trigo, gengibre, cravo-da-índia e alcaravia. É feito em muitas regiões da Europa e Estados Unidos.
Chucrute é repolho fermentado naturalmente, com condimentos. Joelho de porco salsicha ;Sabe-se que os romanos tinham receitas à base de repolho crú e que o repolho fatiado e fermentado em vinagre de arroz era servido aos operários que trabalharam na construção da grande muralha da China.

Esta técnica alimentar chinesa teria chegado aos povos eslavos, na Europa Ocidental, através dos mongóis. E foi muito bem recebida, pois as vitaminas e bactérias lácteas contidas no chucrute se mostraram muito saudáveis e excelentes aliados do organismo para enfrentar o rigoroso inverno.

O Chucrute, hoje, é consumido em praticamente toda a Europa e no Brasil, onde se identifica naturalmente como acompanhamento de pratos de origem alemã.

Comentários