"Documentários do Mundo" em Mação


Na próxima quinta feira, dia 18 de Novembro, pelas 21 horas, terá inicio no Instituto Terra e Memória de Mação o ciclo "Documentários do Mundo", parte do projecto Transformations (coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar, do qual o Município de Mação é parceiro, e que foca a transformação das paisagens através de intervenções artísticas). O ciclo de documentários tenta levar à população de Mação diferentes realidades do mundo, estimulando o debate público e solidário de temáticas como o meio-ambiente, a luta contra a pobreza, ou a imigração.
Este ciclo começa com MAPOCHO (2009) do realizador chileno Cristóbal Zapata. O documentário, vencedor de diversos prémios no Chile e na restante América Latina, apresenta a "história de vida" do rio Mapocho, que nasce puro e cristalino na Cordilheira dos Andes, passando pelo meio de Santiago de Chile (cidade com mais 6 milhões de habitantes), agonizando a sua morte nas águas do Oceano Pacífico.

MAPOCHO será comentado por Rui Reis, Biólogo e porta voz do Movimento ProTejo e Boris Santander, Arqueólogo e Investigador do Instituto Terra e Memoria de Mação.

Comentários