Bom Natal!!

Para muita gente, um ateu celebrar o Natal pode parecer uma aberração e, de facto, seria obrigado a concordar com tal opinião caso a celebração do Natal tivesse alguma conotação religiosa...

E, para mim, não tem!!!!!!!

O Natal, como para uma grande maioria de cidadãos ocidentais, representa uma época em que, durante 3 ou 4 dias, nos podemos dar ao luxo de dar a devida importância àquelas pequenas grandes coisas que durante o resto do ano, pelas mais diversas razões, optamos, consciente ou inconscientemente, por minimizar.

Se desejar “Boas Festas” ou “Feliz Natal” ao próximo, significa desejar que ele possa estar bem de saúde, que possa passar uns dias na companhia dos que mais ama, que se possa sentir amado, que possa ter a certeza que os seus filhos são saudáveis e felizes ou que se sinta feliz e realizado, o que pode ter de errado para um ateu desejar tais coisas ao próximo? Afinal, se partirmos de um pressuposto – falacioso, talvez – de que um bom ateu é sempre um humanista, como é que estes desejos não se enquadram numa perspectiva humanista?

Por isso, desejo-vos a todos um Feliz Natal, consciente que não sou menos ateu por causa disso. O meu Natal, sem Deus,sem menino Jesus nas palhinhas nem missa do galo, é sempre – e espero que continue a ser – o período de muita paz e tranquilidade. Espero que seja para todos vós também.

Boas Festas e… Feliz Natal!

in Movimento Ateista Portugues

Comentários