Descoberto anel gigante de Saturno


O telescópio espacial Spitzer descobriu o maior e nunca antes visto anel em torno do planeta Saturno. O anel é tão grande que no seu diâmetro cabem alinhados mil milhões de planetas do tamanho da Terra.
A descoberta foi feita por cientistas da agência Espacial Americana (NASA). A parte mais densa do anel fica a cerca de seis milhões de quilómetros de Saturno e estende-se por outros 12 milhões de quilómetros, noticia a BBC. A altura do anel é 20 vezes maior do que o diâmetro do Planeta Terra. Um artigo sobre esta descoberta já foi publicado na revista cientifica Nature.
Os cientistas da Nasa usaram uma câmara de infravermelhos a bordo do telescópio Spitzer para verem este fenómeno. De acordo com Anne Verbiscer, da Universidade da Virgínia em Charlottesville, o anel é praticamente invisível por telescópios que utilizam luz, uma vez que é formado por uma fina camada de gelo e por partículas de poeira bastante difusas.
Os cientistas acreditam que é a lua Phoebe, também de Saturno, que contribui com material para a formação do anel gigante quando esta é atingida por cometas.
Esta descoberta poderá ajudar a desvendar um dos maiores mistérios da astronomia, a Lua de Lapetus, também de Saturno. Esta lua tem um lado mais escuro e um lado mais claro.
O anel gigante gira na mesma direcção de Phoebe e na direcção oposta a Lapetus e às outras luas e anéis de Saturno.
Uma das peculiaridades do anel recém-descoberto é que está a 27 graus de inclinação do eixo principal e mais visível anel de Saturno.
De acordo com a agência EFE, até agora, o maior anel deste planeta e também do sistema solar era o «E».

Comentários