Asteroide!!












A uma distância de uma vez e meia a que nos separa da Lua
Passagem próxima da Terra de um asteróide entusiasma cientistas
28.01.2008 - 15h55 PUBLICO.PT

Aviso aos aficionados da astronomia: Esta noite será a única oportunidade que vão ter nos próximos vinte anos de ver um asteróide passar perto da Terra. Com um bom telescópio, dizem os especialistas, poderá ver-se esta noite, no céu a passagem do asteróide “2007 TU24”. Está garantido que não há hipótese de colisão. A distância, apesar de pouca, ainda significa uma vez e meia aquela que nos separa da Lua, a 537.500 quilómetros.

Segundo disse ao diário espanhol “El Mundo” Javier Armentia, o director do Planetário de Pamplona, a passagem do asteróide poderá ser admirada algures entre as constelações de Andrómeda e Perseu. No céu português o acontecimento é esperado pelas 22h30. Mas o facto da Lua estar em quarto crescente, diz o especialista, pode dificultar um pouco a visibilidade, que requer pouca luz.

Para os especialistas este evento tem interesse redobrado. Para além de ser raro, este objecto foi apenas identificado pela primeira vez em Outubro passado, pelo que é todo um terreno a desbravar para os investigadores.

Comentários

Anónimo disse…
e eu nao o vi!!
Mia