Movies

Cheguei a Portugal e fui brindado com 2 filmes brutais!!

FADOS


A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX.
Actualmente a explicação mais aceite, pelo que diz respeito ao fado de Lisboa, é de que este teria origem nos cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia daqueles cantos, que é tão comum no Fado, estaria na base dessa explicação.

Há ainda quem aponte na sua génese uma síntese de géneros musicais, devido a abundante presença de outros povos em Portugal, e à altura de grande popularidade em Lisboa, como por exemplo o Lundu e a Modinha.
A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa.

Carlos Saura encerra, com o filme “FADOS”, uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX. Depois de “Flamenco” e “Tango” – este último, candidato ao Óscar da Academia de Hollywood de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998 –, Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural, sob a forma mais mediática: o cinema com: Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, Lura, Caetano Veloso, Chico Buarque, Miguel Poveda, Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta



Shortbus




Vários jovens de Nova York encontram-se num salão infame e underground chamado Shortbus, onde se deparam com situações cômicas e trágicas envolvendo amor, música, política e sexo. Sofia é a terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e por isto fingiu durante anos para seu marido, Rob. Ela conhece Severin, uma dominatrix que tenta ajudá-la. Entre os clientes de Sofia está o casal gay James e Jamie, que começa uma relação aberta com Ceth. O filme sugere uma forma de diminuir a pressão pós-ataques terroristas de 2001 e assim reconciliar melhor as pessoas. A trilha sonora leva a assinatura do roqueiro ascendente Michael Hill e do consagrado grupo de indie rock de vanguarda Yo La Tengo, de Nova Jersey.

Comentários

raquel fava disse…
Pois é!
ShortBus não tem nada de pequeno como poderia sugerir o nome.É na realidade um Grande filme sim Senhor, com S grande, até porque não é para pessoas pequenas, principalmente de (mental)idade!
Beijo*