Extase...













Filme «Autografia», realizado por Miguel Gonçalves Mendes.
Entrevistas feitas a Cesariny... um documentário sobre a sua vida e obra!!


Mário Cesariny de Vasconcelos (Lisboa, 9 de Agosto de 1923 — Lisboa, 26 de Novembro de 2006) foi um pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português.
Mário Cesariny adopta uma atitude estética de constante experimentação nas suas obras e pratica uma técnica de escrita e de pintura amplamente divulgada entre os surrealistas designada “cadáver esquisito”, que consiste na construção de uma obra por três ou quatro pessoas, num trabalho em cadeia criativa em que cada um dá continuidade, em tempo real, à criatividade do anterior, conhecendo apenas parte do que este fez.















Com este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade.
Como espaço de acção privilegiou-se o seu quarto, por ser este actualmente a base da sua criação e da sua intimidade. É aqui que resiste tudo o que não se perdeu.

Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas e das respectivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas - "autografia" - que servirá de mote, através da sua análise para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado.
Neste documentário existem vários planos: o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho e o da nossa própria interpretação; uma espécie de reciclar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma aproximação a Mário Cesariny.

Comentários

Anónimo disse…
muito bom.... viva a arte e viva viver sem medo!
hugo é o que seremos quando tivermos aquela idade!LOL

Mia