Algumas curiosidades sobre o Natal

Até ao ano 350 d. C., os cristãos não celebravam o Natal. Nesta data os romanos prestavam homenagem ao deus Saturno e os germânicos e os celtas faziam as grandes festas do Solstício de Inverno.
Foi o Papa Júlio I que mandou fazer um estudo rigoroso sobre o nascimento de Cristo. O primeiro Natal cristão, celebrado a 25 de Dezembro, ocorreu no ano 350 d. C.

Quando surgiram os presépios no Natal?
Só na Idade Média, em 1223, S. Francisco de Assis terá montado, em argila, o primeiro presépio do mundo. Mais tarde os franciscanos espalharam este costume.

E a árvore de Natal?
Por esta altura do ano, em Dezembro, os egípcios colocavam em casa galhos verdes de palmeiras no dia mais curto do ano, como símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno e os druídas celtas decoravam carvalhos velhos com maçãs douradas.

A primeira referência a uma “Árvore de Natal” surgiu em 1510 no início do século XVI, na Lituânia. Martinho Lutero terá sido o primeiro a colocar uma estrela brilhante no cimo de uma árvore de Natal decorada com velas.
A tradição espalhou-se da Alemanha para o resto do mundo.
Em Portugal, o Rei D. Fernando II (duque alemão casado com a rainha D. Maria II) fez pela primeira vez uma árvore de Natal. Mascarou-se de S. Nicolau (Pai Natal) e colocou num dos salões do Palácio da Pena, em Sintra, um pinheiro enfeitado com velas, bolas e frutos. Estávamos no ano de 1844. A rainha ficou encantada e os seus filhos deliraram!

Porque se trocam presentes na Natal?
Tudo indica que a tradição da entrega de presentes no Natal surgiu graças aos Reis Magos que ofereceram presentes ao Menino Jesus (ouro, incenso e mirra).
Os romanos trocavam velas de cera e estatuetas ou bonecos de terracota nas festas de homenagem ao deus Saturno.
O costume de colocar presentes debaixo da árvore de Natal surgiu no reinado de Isabel I (filha de Henrique VIII) na Inglaterra, no século XVI.

Quando surgiu o Pai Natal?
O Pai Natal foi inspirado em São Nicolau , arcebispo na Turquia, que viveu no século IV. São Nicolau costumava ajudar as pessoas, colocando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas.
Diz a lenda que o Pai Natal mora na Lapónia, Finlândia. Na noite de Natal, percorre o mundo inteiro no seu trenó puxado pelas renas voadoras, Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago para distribuir presentes às crianças de todo mundo.

Para saberes mais sobre o Natal e Tradições:
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/significado_natal.htm

http://www.publico.pt/Sociedade/o-nosso-natal-e-como-o-dos-principes-do-seculo-xix_1472199


Publicada por Museu Nacional de Arqueologia

Comentários