Teoria da Evolução

Aula aberta sobre "Teoria da Evolução" pelo Professor António Bracinha Vieira, no âmbito do Mestrado em História e Filosofia das Ciências. Esta aula irá decorrer na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C3, Piso 1, Sala 3.1.06, das 15h00 às 18h00.

António Bracinha Vieira nasceu em Lisboa, onde estudou Medicina, vindo a especializar-se em Psiquiatria. Doutorou-se em 1980 e agregou-se em 1983 na Faculdade de Medicina de Lisboa, e aí regeu a cadeira de Psicopatologia. Desde 1970 interessou-se por Etologia, cujos princípios tentou aplicar às Ciências Humanas. Foi fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia e seu primeiro presidente. Convidado pela UNL, começou a leccionar na FCSH em regime de colaboração e, a partir de 1990, como professor do quadro. Tem ensinado, na área disciplinar da antropologia, comportamento e evolução humana, investigando nestes domínios.
Em paralelo com a actividade universitária trabalha em literatura onde assina com o nome de António Vieira. Em 2009 publicou "A Evolução do Darwinismo" (Editora Fim de Século), uma obra que resultou da fusão dos textos-base de duas conferências recentes, e onde procura reunir provas irrecusáveis do bem-fundado da teoria da evolução, articulando-as com a evolução histórica dos conhecimentos desde a publicação de "A Origem das Espécies" e com uma análise das recusas ideológicas e religiosas das ideias e dos factos evolucionistas, e em especial da posição do homem no mundo.

Comentários