Saramago!!


José Saramago morreu, esta sexta-feira, dia 18 de Junho, vítima de cancro, em Lanzarote. Tinha 87 anos.
José Saramago morreu "estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz o comunicado oficial da Fundação do escritor, acrescentando que o escritor morreu na sequência de "uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença".
José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
Nobel da Literatura em 1998, o escritor passou grande parte da sua vida em Lisboa, onde cedo se empregou como serralheiro mecânico. A paixão pela leitura levava-o, no entanto, a passar noites na biblioteca do Palácio das Galveias.
O primeiro romance chega quando Saramago contava 25 anos. Terra do Pecado "nasceu" em 1947, mesmo ano da sua filha, fruto do primeiro casamento, em 1944. Mais de quatro décadas depois, casar-se-ia com a jornalista e tradutora espanhola María del Pilar del Río Sánchez.
Da vasta obra do polémico autor constam títulos como Levantado do Chão, Memorial do Convento, A Jangada de Pedra e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, o mais controverso dos seus livros. Ensaio Sobre a Cegueira, Todos os Nomes, A Caverna, O Homem Duplicado, Ensaio Sobre a Lucidez (2004) são outros títulos do escritor.
A última polémica em que se viu envolvido diz respeito ao seu livro Caim, lançado no ano passado, no qual regressou ao tema religioso, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim, filho primogénito de Adão e Eva, quase duas décadas após o escândalo provocado pela sua obra O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991).

Comentários