Carnivoras!!




Em primeiro lugar é preciso dizer que elas não são monstros devoradores de animais. Pelo contrário, a grande maioria das espécies são pequenas e delicadas, e capturam pequenos insectos.

As plantas carnívoras são exemplos notáveis de adaptação à ambientes inóspitos. Ao longo do processo evolutivo desenvolveram a capacidade de sobreviver sob condições de stresse que a maioria das outras plantas não suportaria.
Como qualquer outra planta, as carnívoras são autotróficas, ou seja, produzem o próprio alimento transformando a energia da radiação solar em energia química, armazenada sob a forma de açúcar. Na fotossíntese, gás carbônico (CO2) e água (H2O ) se decompõem para formar moléculas de carboidratos (C6H12O6) e oxigênio (O2).

Existem armadilhas (folhas modificadas) das mais variadas formas e funcionamentos. A mais conhecida é a Dionea sp. Suas folhas formam uma espécie de “jaula” que se fecha rapidamente quando um pêlo muito fino é pressionado, agindo como um gatilho.

Atualmente, são conhecidas mais de 500 espécies de plantas carnívoras, espalhadas pelo mundo todo (exceto a Antártida). Podem ser encontradas em regiões desde as quentes e úmidas florestas tropicais, até as tundras gélidas da Sibéria, ou os desertos esturricantes da Austrália.

Eu sou detentor de dois magnificos exemplares em minha casa!!!
São magnificas caçadoras!!

Comentários