Os Ventos

O vento não se pode ver, mas ele fica evidente ao movimentar as nuvens, o mar e o barco à vela. “Vento é o deslocamento do ar, para isso depende de deslocamentos de temperatura e pressão”.
Existem três tipos de vento que circulam em grandes extensões do planeta: as brisas, as monções e os ventos alísios.

As brisas: “Durante o dia, o oceano está mais frio e o continente mais quente, por isso a brisa sopra do mar. À noite, o movimento é no sentido contrário. São as brisas terrestres".

Os ventos alísios são provocados pela rotação do planeta Terra. “Como a Terra gira de oeste para leste, o ar em contato com o planeta provoca um atrito”. “Os alísios são mais perceptíveis perto dos trópicos, eles sopram em direção ao equador. O contra–alísio sopra no sentido contrário. Ele é considerado constante, porque enquanto a Terra girar ele vaI ocorrer”.

A energia eólica é explorada em várias regiões do mundo onde a velocidade dos ventos é mais intensa. Os aerogeradores transformam o movimento do ar em eletricidade. O Brasil tem potencial para aproveitar esse tipo de geração de energia. “A velocidade dos ventos gera energia nas turbinas eólicas. Em algumas regiões, essa velocidade é maior, provocando um maior aproveitamento dessa energia eólica, que é renovável, alternativa e limpa”.

Comentários