Joanna Lumley e os gatos!


Atriz e amante dos animais, Joanna Lumley está se a tornar detective, a explorar a relação única que temos com os nossos felinos
Joana embarca na viagem ao redor do mundo para descobrir a história dos gatos; incluem Egipto, Japão, Namíbia, América do Norte, México, Bélgica e Reino Unido. E ao longo do caminho ela conhece muitas pessoas que têm relações únicas com gatos, domésticos e selvagens.

O gato é agora oficialmente o animal de estimação mais popular no mundo ocidental e estima-se há cerca de 12 milhões só na Grã Bretanha.
A viagem começa em seu próprio jardim de volta como ela fala sobre seu gato da família, The Bee. Fala sobre gatos em exposição num museu do Cairo, que foram abatidos e mumificados como sacrifícios…

Lumley também contou que ela visitou um circo "gato" em Chicago!
Mas gatos tiveram uma relação tão fácil com os humanos. Joanna viaja para Leper, Bélgica para o festival do gato, que lembra os tempos passados, quando os povos usados para torturar bruxas e seus gatos por causa de superstições e medos. Ela descobre que o ritual bárbaro de atirar gatos bruxas dos topos dos prédios altos só terminou em 1817. O festival termina com o bobo da cidade arremessando um gato de peluche no campanário.

No Egipto, Joanna visita uma antiga tumba egípcia, onde desenhos de gatos com 3500 anos estão gravados nas paredes. Ela descobre a história de como os gatos selvagens Africanos vieram do deserto em busca de alimento e, gradualmente, trabalharam o seu caminho em companhia humana.

Joana descobre que ao contrário de outros animais domésticos, o gato é naturalmente um caçador solitário. E, como tal, apesar de tornar-se nosso companheiro, ele nunca perdeu o seu coração selvagem.

Desde que penetrou em nossas casas, os seres humanos têm visto os gatos da uma forma contraditória. Eles são, por vezes ferozes e assustadores e em outros, gentis e sedutores

"Os gatos estão aqui para ficar. Eles fazem parte do nosso mundo. Mas nunca devemos esquecer que eles não nos pertencem...

in RTP 2 saturday 9/01/2010

Comentários