Cavalos moleculares!

Cavalo Ibérico tem origem em cavalos selvagens que viveram na Península Ibérica há 6200 anos. Análises genéticas indicam que processo de domesticação de cavalos é mais antigo do que se pensava.

Até agora acreditava-se que a primeira domesticação de cavalos teria ocorrido há 4200 anos a partir de cavalos selvagens das estepes entre a Ucrânia moderna e o Cazaquistão. Mas cientistas propuseram-se a descobrir como é que a partir destas evidências começaram a surgir cavalos domesticados noutras regiões do mundo.

Para encontrarem respostas sobre o surgimento de cavalos domésticos na Península Ibérica, os cientistas basearam-se em análises de estudos publicados anteriormente e, principalmente, em análises ao DNA mitocondrial de amostras de cavalos ibéricos de diferentes épocas da história, nomeadamente, do Neolítico Ibérico Inicial, da Idade do Bronze e da Idade Média.

Com base nestas análises, os cientistas comparam os resultados das mesmas com mais de mil sequências de ADN de cavalos modernos de diferentes raças ibéricas e não ibéricas.

os resultados, revelam que o processo de domesticação terá ocorrido há mais tempo do que se pensava, há 6200 anos, no Neolítico Ibérico Inicial. Uma indicação que surge graças às análises realizadas ao cavalo Lusitano de grupo C.

publicado no jornal científico Molecular Ecology

Comentários