AS PORTAS DA PERCEPÇÃO

AS PORTAS DA PERCEPÇÃO

















Projecto integrado no ciclo «Blake no TAGV», destinado a assinalar os 250 anos do nascimento do artista inglês William Blake (1757-1827), nascido a 28 de Novembro.

Tal como nos poemas iluminados, texto e imagem colaboram na produção de um sentido, a selecção do Manuel Portela produziu para nós um mundo dentro da cosmogonia visionária de William Blake.
Aqui estão ideias de liberdade para os corpos e para as emoções na forma de um novo Génesis. Um mundo sem escala ou tempo absolutos, em que o nascimento de um homem é também a explosão original geradora do mundo finito.
Mente e corpo são um só, encerrado nos cinco sentidos finitos. Antes era o infinito e só a vontade determinava a forma. Depois de cairmos da Eternidade ficámos condenados aos limites do mundo material que podemos percepcionar. Instituições seculares como Igreja, Estado e parte da comunidade científica procuram organizar esta percepção para legitimar as suas leis com medições e cálculos.

Limpar as portas da percepção permitirá contemplar esta conspiração mas também encontrar o indivíduo incapaz de obedecer.
O Homem ilimitado, que suportará a complexidade sem se esconder aquém do horizonte.
TAGV -23 de Novembro de 2007 15h00 e 21h30

Comentários