Exposições Fotografia/Pintura em Aveiro








Exposição "Rumar a Mar Alto"

12 de Outubro a 12 de Novembro
Teatro Aveirense

A exposição "Rumar a Mar Alto" encontra-se integrada nas Comemorações do Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro.

O espaço do Teatro Aveirense apresenta-se como “palco” de variadas formas visuais de expressão artística contemporânea, passando pela pintura, o desenho, a instalação, a fotografia, ... A presente exposição aborda a produção de um conjunto de artistas promissores cujo trabalho tem pretensões para conquistar cada vez maior visibilidade no panorama artístico.

Grande parte dos envolvidos teve formação na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto, podendo tal reflectir a existência de cumplicidades no discurso estético. São nomes como André Alves, Ana Oliveira, Dalila Gonçalves, Daniela Fernandes, Dora Moura, Inês da Gama, João Silva, Maria Sottomayor, Patrícia Geraldes e Sofia Pinheiro.

O que está patente consiste num grupo de respostas diversificadas à proposta de exposição colectiva que tem como temática “o Mar”.

Organização: APA - Administração do Porto de Aveiro e Teatro Aveirense, com a participação da Escola de Belas Artes do Porto













Exposição de Pinturas “Percuso(s)” de Artur Fino

27 de Outubro a 18 de Novembro
Galeria da Capitania
Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas

A exposição será composta por duas grandes temáticas: “Universos” com 16 obras; e “Figuras” com seis trabalhos de pintura.

Segundo o artista, Artur Fino, “creio que um tanto utopicamente, tenho percorrido com assinalável determinação um trajecto de permanente procura de uma estética alternativa, assente na forma. Forma esta a que exijo algo transcendente, em que ela não se limite a embarcar numa mera osmose ou fundição com o incontornável conteúdo, e da qual reclamo que vá mais além desse pressuposto, para que possa ser, em si mesma, o próprio conteúdo, isto é, a substância. Forma, pois, liberta de todo o tipo de dependência ou subalternidade. Rejeitando definitivamente o supérfluo e o acessório, enfrentando o calculado risco que esta opção implica, persigo a resolução que determine a direcção que me permita alcançar a tão apetecida essencialidade.

Comentários