Apocalypto












Apocalypto é um filme norte-americano de acção e drama realizado por Mel Gibson em 2006.
Conta uma história que se passa na península de Iucatão há 600 anos, antes da colonização espanhola no declínio do Império Maia.

Todos os personagens do filme usam um dialeto maia falado na região de Iucatão. Há alguma crítica dirigida ao filme pois Mel Gibson, ao contrário do que fez em A Paixão de Cristo, não prezou a exatidão do relato histórico. Ainda há críticas que apontam a descrição da civilização maia do filme como excessivamente violenta, o que também não seria fiel ao relato histórico.

O caçador Pata de Jaguar vive com a sua familia numa idílica aldeia na selva da América Central. Quando um dia a sua aldeia é atacada por um outro povo, ele assiste a um massacre no qual o seu próprio pai é assassinado. Pata de Jaguar consegue, apesar de tudo, esconder a sua família numa gruta, deixando-a em segurança. Juntamente com outros membros do seu povo, acaba por ser capturado e é levado para uma cidade maia.

As mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens serão mortos ritualmente. Quando chega a vez de Pata de Jaguar ser sacrificado, acontece um eclipse solar que é interpretado pelo sumo sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios.

Pata de Jaguar e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão de correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas setas. Pata de Jaguar é bem sucedido na fuga e consegue, mesmo gravemente ferido, embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros.

Despista-os e consegue mesmo matá-los, Pata de Jaguar acaba por conseguir chagar à sua aldeia destruída, onde a sua mulher deu à luz. Com a família reunida, procura, no final do filme, um novo começo...

“Apocalypto” é visualmente impressionante. Tem planos verdadeiramente criativos, um ritmo electrizante e a lindíssima fotografia de Dean Semler. Da floresta verdejante à imponente cidade, as paisagens mexicanas e os cenários são de tirar o fôlego. Mais uma vez com a desculpa de mostrar sangue em prol de “retratar a história”
Ele cria um retrato distorcido de uma cultura, Divertido... Apocalypto é cinema pra assistir em casa, no sofá!!

Comentários