Só temos esta Terra para vivermos e sermos felizes

Estando a actividade humana dependente dos recursos geológicos que a Terra nos oferece, é uma completa irresponsabilidade que se continuem a usar e a desperdiçar estes, escassos e não renováveis, recursos sem o contributo das Geociências. Não podemos esquecer que, em 2025, seremos oito mil milhões de seres humanos a necessitarem, de recursos cada vez menos disponíveis. A título de exemplo, estimativas do “Mineral Information Institute” dos Estados Unidos da América revelam que, em média, cada americano necessita, ao longo da sua vida, de cerca de 1680 toneladas de minerais, metais e combustíveis.
Os geólogos são os profissionais que, dada a sua preparação científica e técnica, possuem conhecimentos sobre a Terra e os outros planetas, podendo contribuir para a resolução de muitos dos maiores problemas que a nossa sociedade enfrenta, tais como:
-Previsão do comportamento dos sistemas terrestres;
- Compreensão dos padrões das alterações climáticas e dos oceanos;
-Procura e exploração sustentada de recursos naturais, tais como água doce, combustíveis fósseis, metais e materiais rochosos;
- Conservação de solos e manutenção da produtividade agrícola;
- Desenvolvimento e exploração dos recursos naturais, tendo em conta a salvaguarda do meio ambiente;
- Redução das perdas humanas e materiais em consequência de desastres naturais, tais como erupções vulcânicas, sismos, deslizamentos de terras, tsunamis, ...
- Determinação dos controlos geológicos nos ambientes naturais e seus habitats, revendo o impacto, sobre eles, das acções humanas;
- Contribuição para uma conservação da natureza que envolva igual preocupação a manutenção quer da geodiversidade como da biodiversidade.

Pretende-se também alertar a sociedade para a necessidade de serem implementadas estratégias para a conservação do património geológico. Este património natural continua em Portugal a estar sujeito a múltiplas ameaças e à incúria das principais autoridades que gerem a conservação da Natureza no nosso país.

Portugal não pode continuar a fazer de conta que nada pode fazer sobre alguns destes grandes desafios. Necessitamos de um organismo oficial eficaz que coordene e desenvolva acções concretas de resposta a estes problemas. É urgente a inserção de geólogos nas instituições que intervêm no território (câmaras municipais, direcções-gerais, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, protecção civil, parques naturais, empresas...). Precisamos de uma educação forte em Geociências, desde o ensino básico, para que os alunos e os educadores olhem para a profissão de geólogo com optimismo e percebam que a Sociedade recebe os benefícios resultantes da sua actividade.

Porque, convém não esquecer, (para já) só temos esta Terra para viver e ser felizes.

Comentários